segunda-feira, 9 de junho de 2008

Anita Leocádia: Lula fez opção política oposta a de Carlos Prestes

Anita Leocádia Prestes, filha do líder comunista Luiz Carlos Prestes, fez duras críticas à política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em artigo publicado pela revista História e Luta de Classes, Anita, que é professora pela Universidade Federal Fluminense (UFF), afirma que há só uma semelhança entre o “Cavaleiro da Esperança” e o atual presidente: ambos são grandes lideranças políticas. E só.

“No governo Lula o capital financeiro permanece hegemônico, embora esteja em curso uma reforma do neoliberalismo, voltada para a construção de uma “nova versão do modelo capitalista neoliberal”. Evidencia-se cada vez mais que as políticas econômicas e sociais do Governo Lula estão provocando mudanças que poderão “dar um novo fôlego político a esse modelo antinacional e antipoppular do capitalismo”, afirma Anita Leocádia, em uma poderosa análise política que ocupa 17 páginas.

Publicado com o título “Luiz Carlos Prestes e Luiz Inácio Lula da Silva (Lula): duas grandes lideranças X duas opções políticas opostas”, o artigo também convoca as “forças de esquerda” - ela evita se referir a partidos políticos - a se reaglutinarem para formar um programa de transformações “capazes de imprimir um novo rumo à política do Estado”.


ACESSE O ARTIGO NA ÍNTEGRA AQUI

Um comentário:

Coletivo Marxista do PT disse...

Lula nunca teve a pretensão ou a intenção de ser igual a Luiz Carlos Prestes.

Sempre tiveram posições distintas e isso naturalmente continua.