quarta-feira, 4 de junho de 2008

No Paraná: Syngenta, Judiciário e Congresso se unem contra o povo

Quando foram estabelecidas regras para o plantio de OGMs (organismos geneticamente modificados) pelos órgãos de controle federais, ficou estabelecida a proibição do plantio desses junto aos Parques Nacionais e demais florestas protegidas pelo Estado.

Essa proibição prevenia a possibilidade de contaminação das espécies florestais pelas plantas geneticamente manipuladas.

Desprezando a lei brasileira, a empresa multinacional suíça Syngenta Seeds, adquiriu uma fazenda vizinha ao Parque Nacional do Iguaçu, em território paranaense e ali passou a fazer experimentações com as ditas plantas.

O movimento social Via Campesina, ao saber desse fato, invadiu e ocupou a fazenda, o que fez provocar grande estardalhaço na mídia paranaense. O Governador do Estado, Roberto Requião, antigo apoiador dos movimentos sociais, ciente da ilegalidade cometida pela empresa multinacional, fez publicar decreto tornando de utilidade pública a área invadida. Chegou mesmo a planejar a instalação naquele local de um centro de pesquisas agrícolas.

Enquanto isso ocorria, o Congresso Nacional, com estranha agilidade, votou uma reforma na referida lei permitindo pesquisas com transgênicos em qualquer local, incluindo a proximidade de parques nacionais.

Imediatamente a Syngenta Seeds entrou na justiça com ação de reintegração de posse, que foi prontamente aceita pelo Judiciário parananense. O movimento social, no entanto, permaneceu ocupando a fazenda, o que levou a multinacional a contratar jagunços que atacaram a fazenda e mataram um dos líderes da invasão.

Desde então a polícia se o Judiciário se revezaram para expulsar o movimento social e devolver a fazenda à multinacional suíça. Sobre o assassinato cometido ou mesmo sobre o envio de jagunços armados ao acampamento, nenhuma palavra.

O ocorrido despertou indignação internacional em vários setores, em especial naqueles ligados à luta contra as grandes empresas que controlam a agricultura mundial.

A repercussão do fato pela imprensa, como era de se esperar, foi praticamente nula. A mídia local limitou-se a comentar o “absurdo” da invasão ocorrida e as ações de reintegração de posse que, segundo os jornalistas especializados, “mostravam o desinteresse do governo do estadual em cumprir a lei”.

Agora, com o império da lei restabelecido, a Syngenta Seeds pode voltar tranquilamente às suas pesquisas em parques nacionais.


AUTOR: Wander Marques
Campo Magro-PR, 04.06.08

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais um exemplo indigesto da subordinação da lei( e dos que a promulgam) ao capital.

Que beleza a exibição de notícias que não vemos por aí!

Parabéns Wander!